Secretaria de Saúde cria o bloco de prevenção da gravidez na adolescência

Publicado em: 14 de fevereiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

O mês de fevereiro é dedicado à conscientização e prevenção da Gravidez na adolescência. Este período de conscientização foi incorporado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e está em prática desde 2019. Como qualquer campanha de conscientização, o principal objetivo dessa ação é trazer à tona assuntos sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A prevenção da gravidez durante a adolescência exige esforços dos distintos setores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central, os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil.

A Atenção Primária à saúde juntamente com o Saúde da mulher vem convidar os servidores da saúde para participar do bloquinho da prevenção a Gravidez na Adolescência, que acontecerá na abertura dos desfiles de carnaval. “Esperamos com este bloquinho, chamar a atenção da sociedade quanto a importância da prevenção da gravidez precoce. Durante o desfile, estaremos distribuindo panfletos educativos e preservativos e teremos uma faixa alusiva à temática”, destacou a enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher, Sabrina Rocha.