SESAU realiza mobilização de combate à Dengue

Publicado em: 13 de fevereiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A equipe dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS Eustáquio de Queiroz e Agentes de Combate às Endemias da Vigilância Ambiental de Pirapora, realizaram nesta segunda-feira (13.02), na parte da manhã, uma mobilização de conscientização com o tema: Tchau DENGUE, tchau e também uma blitz educativa neste domingo. Os dois eventos aconteceram nas ruas do bairro Industrial e Cícero Passos com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para os cuidados com as Arboviroses. Além dessas ações também foram realizadas palestras na sala de espera da unidade básica de saúde Milton Coqueirinho.

A Vigilância informou também que tem realizado visitas domiciliares e ações educativas junto com a Atenção Primária em Saúde. Segundo informações da coordenadora da vigilância Ambiental, Luana Soares, “além do tratamento com larvicida os agentes de combate às endemias também realizam cotidianamente as visitas residenciais, bem como a conscientização da população sobre os cuidados preventivos que devem ser adotados para garantir um ambiente livre da dengue, zika e chickungunya.

“Os moradores devem evitar acúmulo de água parada, manter recipientes de armazenamento de água bem fechados, remover todo e qualquer objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito. Caso tenha algum lote sujo ao lado de sua casa, o morador pode denunciar ao código de postura na Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Pirapora”, explicou a coordenadora.

O diretor de Vigilância em Saúde Mário Cristiano reforça a importância da população procurar as unidades de saúde mais próximas, para o diagnóstico da doença e medidas a serem adotadas para sanar os problemas gerados por esse vetor.