Fevereiro é o mês de conscientização e combate à leucemia

Publicado em: 9 de fevereiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. A campanha Laranja alerta sobre a prevenção e, consequentemente, frisa a importância da doação de medula óssea.

Os exames de rotina se enquadram na prevenção da leucemia. É necessária atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames, e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e, se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.

Os sintomas se apresentam de formas variadas como sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres que podem vir acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.

A Secretaria de Saúde de Pirapora preparou uma live importantíssima sobre esse assunto no dia 15.02, às 14h via Meet pelo link: meet.google.com/goz-dvku-ney, com a Dra. Leitícia Santos.