PREFEITURA E SINDIPIRA DISCUTEM REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Publicado em: 6 de fevereiro de 2023
Publicado por: Vinicius Barreto

Em reunião realizada nessa sexta-feira (03.02), no gabinete do prefeito Alex Cesar, a Prefeitura de Pirapora e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindipira) debateram a revisão geral anual da remuneração dos trabalhadores da administração municipal.
Representando o prefeito, o secretário municipal de Governo, Paulo Rogério, informou que o Executivo concluiu o cálculo de impacto financeiro para a concessão de reajustes e propôs à presidente do Sindipira, Ernaldina Sousa Silva Rodrigues, um aumento de 5,79% (que significa a recomposição salarial de acordo com a inflação acumulada nos últimos 12 meses) para todos os servidores, com exceção dos profissionais do magistério e dos agentes de saúde, que já tem piso nacional fixado, e que teriam reajuste de 14,95% e 7,42%, respectivamente.
Além disso, a Prefeitura propôs ao Sindicato um aumento real de salário de mais 4,21% para categorias que não foram contempladas anteriormente, como servidores da administração central e da saúde (com exceção dos agentes de saúde). Com isso, o reajuste para essas categorias seria da ordem de 10%.
A diretoria do Sindipira concordou com o ajuste inflacionário e apresentou uma contraproposta de aumento real de 6,57% para as categorias não contempladas antes, o que resultaria em um reajuste de 12,36%. A Prefeitura vai avaliar a proposta do sindicato, mediante novo estudo de impacto financeiro.
“Precisamos que as negociações sejam concluídas o mais rápido possível, já que queremos incluir os reajustes na folha de pagamento de fevereiro, que começará a ser feita já nesta terça-feira (7). Assim que chegarmos a um valor com o Sindipira, com quem temos o melhor diálogo desde o início da administração do prefeito Alex Cesar, solicitaremos à Câmara Municipal uma sessão extraordinária, para que possamos aprovar o pagamento do reajuste retroativo a janeiro já na folha de fevereiro”, explica o secretário Paulo Rogério.
Nova reunião será realizada nesta segunda-feira (6) para fechamento do acordo e início dos encaminhamentos técnicos que permitirão o pagamento das correções e reajustes.
Também participaram da reunião, pela Prefeitura de Pirapora a assessora de gabinete Miriam Aparecida Soares e o diretor-presidente do Instituto de Previdência Municipla (IPSEMP), Roney Pereira da Silva. Pelo Sindipira, além da presidente estavam presentes a vice-presidente Rejane Gonçalves Coutinho, a secretária-geral Ediany da Silva Santos, o diretor de Assuntos Intersetoriais, Adelson Pereira da Silva, o diretor de Assuntos Legislativos, José Maria Ramos, e o diretor de Assuntos da Administração, Eunilton Pereira da Silva, bem como Roney de Sousa Balbino.