Tempestade atípica deixa Pirapora em alerta

Publicado em: 28 de janeiro de 2023
Publicado por: Tiago Rodrigues

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar realizou na tarde de hoje, 28, uma reunião emergencial com a Defesa Civil, secretários, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha e Guarda Civil Municipal, para alinhar as medidas urgentes que serão adotadas devido ao grande volume de chuva dos últimos dias. Somente nas últimas 60 horas choveu cerca de 166 milímetros, ontem, por exemplo, foram 56 milímetros em 1 hora.

Nesta madrugada, o prefeito Alex Cesar e a vice Anamaria Burle ao lado da Defesa Civil estiveram nos bairros verificando os pontos de alagamentos e conversando com os moradores locais. A Secretaria de Políticas Sociais e os órgãos de segurança do município estão atuando com o cadastro das famílias atingidas e a desobstrução das áreas afetadas.

O município já trabalha com um plano de contingência e as equipes de apoio a assistência social e saúde estão em alerta e se deslocando para ajudar a população. As áreas de risco estão sendo monitoradas pelas equipes da prefeitura, Defesa Civil e SAAE.

“Sabemos das nossas deficiências e estamos trabalhando para sanar nossos problemas, mas é preciso pontuar duas situações. Primeiro o volume atípico de chuva, que pegou não somente nosso município de surpresa, mas grande parte do Estado. Segundo, estamos a meses dialogando com a empresa, que está construído uma usina solar, bem acima do bairro Sagrada Família. Oferecemos maquinários e fizemos observações no plano de drenagem e eles se comprometeram a resolver, mas observamos que nada foi feito e essa irresponsabilidade acabou prejudicando a população, são diversos bairros atingidos”, comentou o prefeito.

Alex Cesar, disse ainda que irá dialogar com o Ministério Público, para tomar as medidas judicias cabíveis. “Sabemos das nossas atribuições, ou seja, onde houver falhas da prefeitura vamos resolver, da mesma forma, que essa empresa terá que se responsabilizar com as perdas dos nossos munícipes”, observou prefeito de Pirapora.

A Defesa Civil divulgou também que um Posto de Comando será montado no Centro de Convenções, na Avenida Salmeron – Centro, este local servirá de base para atender os desabrigados e desalojados ou aquela família que for prejudica pelas chuvas. Existem ainda, outros dois pontos de apoio, um na UBS do bairro Sagrada Família, na Rua Uberaba, n° 168 e outro no CRAS da Cidade Jardim, na Rua Professora Alzira Ferreira, n° 321.

Ainda nesta reunião, o prefeito assinou o Decreto nº 006, que Declara Situação de Emergência nas áreas do município afetadas por Tempestade. A decisão visa a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata das medidas que se fazerem necessárias para, em regime de cooperação, combater situações emergenciais.

Decreto na íntegra: Decreto 006 – situação de emergência