Festa de São Sebastião lança projeto de reforma da Igreja Matriz nos seus 105 anos

Publicado em: 23 de janeiro de 2023
Publicado por: Ascom

Projeto une paróquia, prefeitura e iniciativa privada, com apoio e colaborações da comunidade.

Momentos de fé e devoção marcaram o encerramento da tradicional novena e festa popular em honra a São Sebastião, padroeiro de Pirapora. A programação reuniu milhares de fiéis e várias comunidades religiosas. Além das missas, a quermesse concentrou o público em animadas “barraquinhas”.

Um dos pontos altos do evento foi o encontro do Padre Franciane Bretas de Oliveira com o Prefeito Alex César; o Secretário municipal de Obras, Luciano Rodrigues; o Arquiteto e urbanista Alisson Sales. Parceria firmada para executar o projeto “Unidos reconstruiremos a casa do Senhor”, de reforma e revitalização da Igreja Matriz e da Prac?a Coronel Ramos. O apoio da comunidade será decisivo.

• Obras e história centenária

Na ocasião, o Prefeito Alex confirmou ao Padre e a comunidade católica os planos de reforma geral nas praças da Igreja Santuário Santo Antônio e de Nossa Senhora de Fátima (na Av. Pio XII). Em 2023, a Festa de São Sebastião em Pirapora teve um ingrediente a mais: a contagem regressiva para os 105 anos da Igreja matriz.

Inaugurada em 10 de março de 1918, sua construção foi conduzida pelo Frei (franciscano holandês) Leopoldo Van Winckel, apoiado por uma comissão comunitária presidida por Joaquim Rodrigues Santiago. As obras seguiram a planta arquitetônica elaborada pelo Frei Norberto Beaufort, do Colégio Santo Antônio, de São João Del Rei/MG.