Sesau faz recadastramento das famílias da Comunidade da Prata

Publicado em: 12 de janeiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

No dia (9) de janeiro foi realizado o trabalho de recadastramento da população da Comunidade da Prata. Um trabalho que visa estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e à população para garantir a continuidade das ações de saúde e, a longitudinalidade do cuidado.

Dentro das características da Atenção Básica, a longitudinalidade é o princípio responsável pelo estabelecimento do cuidado continuado, realizando atenção aos indivíduos nos seus diferentes ciclos de vida, para proteção, promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou manutenção da saúde.

A territorialização permite o planejamento e a programação descentralizada, bem como o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço e estão, portanto, adstritos a ele.

De acordo com a enfermeira Aline Fagundes Rabelo, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Pirapora, “esse trabalho está sendo feito a fim de garantir o acesso da população à unidade mais próxima de sua residência”, e relatou que todas as comunidades serão recadastradas.