A vida pede equilíbrio!

Publicado em: 9 de janeiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora convida a população para refletir e falar sobre a Saúde Mental, que é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas.

O bom estado mental confere ao homem o amplo exercício de seus direitos sociais e de cidadania. Assegura ainda as condições de interação social para uma convivência familiar mais harmônica e segura. O Janeiro Branco se baseia na crença de que o adoecimento mental impacta na qualidade de vida dos indivíduos, afetando, por exemplo, a sua capacidade de foco e a sua vontade de sair de casa e de estar entre outras pessoas.

A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão em um momento no qual o Brasil apresentava altos índices de transtornos de ansiedade entre a sua população. Em razão disso, logo a iniciativa conquistou amplo apoio da comunidade de psicólogos e psiquiatras brasileiros, se tornando um movimento coletivo e anual. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.