Prefeitura de Pirapora conclui inventário de bens do Patrimônio Histórico e Cultural e assegura tradições e heranças vivas

Publicado em: 4 de janeiro de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), concluiu os trabalhos do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural, que desenvolveu a identificação, registros, levantamentos e estudos, que vão fundamentar os critérios técnicos para a manutenção histórica, artística, arquitetônica, sociológica, paisagística e antropológica dos monumentos e obras de arte da cidade.

Nas fichas atualizadas de 2022, estão relacionadas a Casa Paroquial, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, a Ponte Marechal Hermes e o Vapor Benjamin Guimarães. Esta iniciativa também atende um dos requisitos para que o município pontue ainda mais no ranking do ICMS Cultural, o que pode resultar uma maior arrecadação em favor da preservação dos bens culturais piraporenses.

Para Adélio Brasil, responsável pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Pirapora, a conclusão desta etapa, que foi respaldada com o suporte de profissionais especializados, representa a eficiência e o compromisso com a política de preservação dos patrimônios. “Estamos engajados para atuar em diversas frentes para a preservação, não só com os inventários e monitoramentos periódicos, mas também com a Educação Patrimonial que estamos difundindo junto à sociedade e o investimento em elementos da nossa história. Desenvolvemos um trabalho vigilante para combater os impactos ao nosso patrimônio cultural, para não perdermos as representações de nossas tradições e heranças culturais”. Explicou Adélio Brasil.