Serviço de Abordagem Social é intensificado pela Prefeitura de Pirapora, durante as festividades de final de ano

Publicado em: 27 de dezembro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Neste mês de dezembro, a Secretaria de Família e Políticas Sociais (SEFAM), através da equipe do Serviço de Abordagem Social – SEAS- do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), esteve em vários pontos da cidade e estabelecimentos comerciais intensificando o atendimento das pessoas em situação de rua.

Além da distribuição de folhetos e materiais informativos, os profissionais técnicos prestam esclarecimentos para a população sobre as políticas públicas e sociais disponibilizadas pelo município. Outra ação importante realizada é a orientação dos comerciantes, empresários e clientes que frequentam os centros comerciais da cidade sobre o fluxo de atendimento de acordo com a situação envolvida.

A Diretoria de Proteção Social da SEFAM tem atuado também ativamente na mobilização da sociedade civil com entidades, empresários, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda (SEDEARE), CDL e Secretária da Saúde, para o desenvolvimento em conjunto, de ações  que amenizam os impactos sociais gerados pelas pessoas em situação de rua  nos  casos daqueles portadores de transtornos mentais e/ou usuários de drogas, de uma forma a não ferir a dignidade e direitos dos mesmos, sendo esta  uma questão primordial da assistência social, garantir os direitos destas pessoas e não deixá-los expostos à qualquer tipo de discriminação.

“Temos consciência do problema social no nosso município e precisamos continuar  construindo juntos, governo e sociedade, ações dentro das legislações existentes,  oferecer oportunidades de recuperação, e superação  para estes indivíduos.” disse Rodrigo Rocha, Assistente Social e Coordenador do Centro Pop.

A SEFAM recomenda que se alguma pessoa em situação de rua foi identificada em estado de surto psiquiátrico, causando risco a si mesmo ou a terceiros, deva ser acionado o Corpo de Bombeiros, para contenção. Em situações de violência, invasão de estabelecimentos comerciais ou residenciais, é necessário acionar a Polícia Militar. A Assistência social  possui o papel de acolhimento, acompanhamento e atendimento a essas pessoas, garantindo acesso a todos os seus direitos, se elas assim desejarem.