Campanha Dezembro Vermelho

Publicado em: 19 de dezembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Promoção à Saúde promoveu no dia (15.12), às 10h uma palestra e algumas ações de panfletagem na empresa ELECNOR. A ação teve o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção das pessoas infectadas com o HIV/AIDS.

A Campanha Dezembro Vermelho iniciou com uma entrevista na rádio 98 Fm, com médico-clínico Dr. Rafael Antunes e o Farmacêutico, Flávio Natalício. A coordenadora do Centro de Promoção à Saúde, Fernanda Correia também falou sobre as ações e a receptividade da campanha na cidade.

“A nossa equipe realizou panfletagens em vários locais, como Praça dos Cariris e centro de Pirapora. Na ação da ELECNOR, a equipe de palestras e saúde foi composta por Dr. Rafael, Patricia Bechelene Marina, Josiane e Flavio. Na equipe de testes estiveram participando; Jordan, Andreia, Edilene, Nalva e Geisiane”, contou a coordenadora.

A transmissão de uma IST pode ocorrer, também, verticalmente, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas.

As unidades de saúde disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos. Além do uso do preservativo, outras medidas de prevenção são importantes e complementares para uma prática sexual segura, como as apresentadas a seguir:

Sexo Seguro:

– Usar preservativos;
– Imunizar-se para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV;
– Discutir com a parceria sobre a testagem para HIV e outras ISTs;
– Testar-se regularmente para HIV e outras ISTs;
– Tratamento para as pessoas vivendo com HIV e outras Ist’s.
– Realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica);
– Realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado;
– Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado;
– Conhecer e ter acesso à anticoncepção e concepção.