Mês de combate ao Câncer de Pele

Publicado em: 16 de dezembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Nesta sexta-feira (16.12), às 15h30min, foi realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde uma palestra sobre o câncer de pele com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cristiane Almeida, por meio da Secretaria de Saúde de Pirapora, através do setor de oncologia.

Durante a abertura, Sabrina Rocha (Educação, Comunicação e Centro de Referência da Mulher) e Sonja Tatiana Flores (Oncologia e Nutrição), deram as boas vindas aos participantes do evento referente ao mês de combate ao câncer de pele. Segundo informou a Sonja, a previsão do INCA é que surjam mais de 26 mil novos casos da neoplasia de pele não melanoma e 900 registros de melanoma no estado por ano.

“Dezembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de pele, mais conhecido como “Dezembro Laranja”. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio (2020-2022), sendo o câncer de pele não melanoma o mais incidente, com 177 mil novos casos, e 8,5 mil casos de câncer de pele melanoma”, explicou a nutricionista, Sonja Flores.

A dermatologista Cristiane Almeida também falou que a prevenção continua sendo uma grande aliada no combate à doença. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar é produto indispensável em qualquer estação do ano e deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando estiver nublado.

“O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais prevalente. Evitar a exposição ao sol em horários impróprios, usar filtro solar contra os raios UVA e UVB e barreiras físicas, como roupas e chapéus, ainda são a maneira mais eficaz de prevenção”, destacou a dermatologista.