Prefeitura de Pirapora realiza inventário de bens do Patrimônio Histórico e Cultural, para manter cidade como referência

Publicado em: 7 de dezembro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Nos últimos dias, foi iniciada pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), mais uma atualização dos registros, para inventário dos bens culturais do município. A ação atende um dos requisitos para que o município pontue ainda mais no ranking do ICMS Cultural, o que pode resultar uma maior arrecadação em favor da preservação dos bens culturais piraporenses.

Vários pontos da cidade foram visitados e tiveram seus registros fotográficos renovados e um novo estudo técnico das suas condições estruturais. Para suporte nesse trabalho, coordenado por Adélio Brasil, responsável pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Pirapora, a empresa Espaço e Memória Cultural foi contratada para prestar consultoria. Segundo Carina Gomes de Souza, consultora de Patrimônio Cultural e Especialista em Cultura e Educação, Pirapora é uma referência em Educação Patrimonial.

“A visita técnica realizada teve como intuito dar continuidade na política de preservação do Programa do ICMS Patrimônio Cultural de Pirapora, com atualização dos inventários e levantamento dos bens tombados. Durante nossa visita conseguimos analisar que o município tem feito um trabalho consistente nas ações de Educação Patrimonial”. Descreveu Carina Gomes.

De acordo com a consultora, este bom trabalho junto à comunidade precisa continuar, para que o patrimônio cultural não seja prejudicado com demolições e a descaracterização dos bens culturais e da herança de grupos tradicionais da cidade.