Defesa Civil adota medidas preventivas para período chuvoso

Publicado em: 6 de dezembro de 2022
Publicado por: Tiago Rodrigues

No início desse mês, a Defesa Civil de Pirapora realizou uma reunião com a população das ilhas fluviais e entidades civis e militares, com o objetivo de alinhar medidas preventivas para evitar danos humanos e redução de prejuízos, caso ocorra inundação no rio São Francisco, diante da previsão pluviométrica para o período 2022/2023.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do Munícipio, Carla Dias, o rio está sendo monitorado diariamente, através de boletins emitidos pela CPRM, que facilita a emissão antecipada de avisos de atenção, alerta e emergência. “Nesta reunião foi criado o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), composto por voluntários que residem nestas comunidades. Grupo este que tem a finalidade de apoiar as ações de defesa civil, além de ser um canal de informação segura, caso seja necessário a retirada de pessoas, bens e animais, antes do rio atingir o nível de emergência, afim de garantir a segurança de todos e também amenizar os prejuízos”, comentou Carla.

Participaram da reunião, a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pirapora (Setor de Iluminação), presidentes das ilhas da Marambaia, Pimenta, Coqueiro e demais residentes.