Conferência Municipal define novas propostas e representantes de Pirapora na luta pelos direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em: 6 de dezembro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pela Prefeitura de Pirapora na última sexta-feira (02/12), por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), definiu os seis delegados que vão representar o município na Conferência Regional e apresentar as propostas elaboradas no evento, que contou com a participação de centenas de participantes.

Com a presença de crianças e adolescentes da comunidade escolar, profissionais correlatos e atores sociais ligados direta e indiretamente aos jovens, além do Dr. Carlos Renato Correa, Juiz da Vara da Infância e Juventude e dos componentes do Conselho Tutelar, a conferência demonstrou alcançar um dos seus principais objetivos, de promover a ampla mobilização social.

O evento teve como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Na abertura, a vice-prefeita e secretária Anamaria Burle deu as boas vindas e destacou o comprometimento da Gestão Ação e Reconstrução em trabalhar por políticas públicas, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

A estrutura e a amplitude alcançada pelo evento foram destacadas pelo Dr. Carlos Renato Correa. “Quero parabenizar a Prefeitura de Pirapora pela organização deste evento e pela efetiva participação de crianças e adolescentes. Isso demonstra a seriedade e comprometimento com os direitos e políticas específicas com este público”. Pontuou o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Pirapora.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, por parte de Ana Carolina de Jesus Queiroz, presidente do CMDCA, a psicopedagoga e assistente social, Carla Valéria, ministrou sua palestra que abordou esclarecimentos fundamentais sobre os principais desafios na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, dentre outros tópicos. Em seguida, foram estabelecidos grupos de trabalho, para estimular a formulação de propostas, que foram discutidas na plenária final, a qual definiu ainda os seis delegados representantes de Pirapora.