Encerramento da Campanha Novembro Azul

Publicado em: 29 de novembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

No encerramento da campanha ‘Novembro Azul’, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora realizou a “Corrida Novembro Azul” em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Esportes, com o objetivo de alertar para a importância do movimento e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, a Sesau-Pirapora realizou neste mês várias ações na cidade, e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina. Foram feitas palestras, atendimentos, corrida para a comunidade e entrevistas com profissionais de saúde.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia por causa da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

“O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente é fundamental”, relatou o secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana.