II Encontro Microrregional de Ostomia

Publicado em: 10 de novembro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Nos dias 9 e 10 de novembro, aconteceu o II Encontro Microrregional de Ostomia, no Centro de Educação Permanente em Saúde, em alusão ao dia 16 que é comemorado o Dia Nacional dos Ostomizados.

Neste primeiro dia do Encontro foram citados os dados da ostomia e oncologia do município, com a enfermeira Lucy e a assistente social do setor de Acolhimento aos Pacientes Oncológicos, Priscila Miranda. O evento também contou com a palestra Magna com Dr. Rodrigo Nascimento Santana, que falou sobre os fatores de risco, doenças inflamatórias, radiação e exames, colonoscopia, síndromes genéticas, alimentação saudável, câncer do cólon e reto, cura, aumentar a sobrevida e como melhorar a qualidade de vida do paciente.

Também foram realizadas as palestras de Dr. Cristóvam Miranda, além de Kathyane Pereira, enfermeira da Convatec e referência técnica em ostomia, que oferta suporte aos pacientes em Montes Claros, e com a nutricionista Sonja – “A importância da nutrição do paciente e pós-operatório e acompanhamento continuo, casos CROHN”.

A assistente social Priscila, informou os dados do Inca, “atualmente milhões de brasileiros estão vivendo com câncer ou já tiveram, ou trataram uma neoplasia. Segundo o INCA, o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022. Sendo a incidência, uma realidade também em anos subsequentes (2019)”, explicou.

Na organização do Encontro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, através da assistente social do CRESS e referência do SASPO (Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada), Lucia Santos, e secretário de Saúde Rafael Lana.

No dia 10 de novembro, palestra interativa com a nutricionista Sonja. Além de uma Ginástica com Cleidiane, um “Momento da Beleza”, feito pelo Instituto Mix, e a palestra de Cris Ramos sobre “Autoestima com ênfase nas diferenças”.