Em defesa da Primeira Infância, Prefeitura de Pirapora abre a Semana do Bebê com inúmeras ações

Publicado em: 7 de novembro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Por mais qualidade de vida e melhores condições para o desenvolvimento das crianças na primeira infância, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta segunda-feira (07/11) a programação da Semana do Bebê 2022. Focando em temas como o aleitamento materno, a parentalidade positiva, a linguagem não violenta, os cuidados responsivos e o fortalecimento de vínculos, como forma de proteger a criança da violência e de fatores de estresse tóxico, a iniciativa realizará, durante toda essa semana, inúmeras ações e atividades nas creches municipais.

Na abertura, na manhã de hoje, foram realizadas sessões da Massagem Shantala, técnica milenar indiana de massagem indicada para os bebês que sofrem com cólicas e que contribui para acalmar a criança e estabelecer uma conexão profunda entre a mãe (ou pai e quem mais aplicar a técnica) e o bebê. Os pais e familiares dos alunos das creches dos bairros Santos Dumont e Nossa Senhora Aparecida tiveram a oportunidade de aprender os métodos e aplicações.

Outro destaque do dia foi a homenagem “Meu Herói Favorito”, prestada à doutora Mariana, pediatra da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire. A profissional foi presenteada com uma capa alusiva de heroína e flores, em reconhecimento a todo o seu trabalho e contribuição para a primeira infância de Pirapora. Ainda pela manhã, o cantor barranqueiro Inácio Loyola levou muita música e diversão para os alunos das Creches dos bairros Nova Pirapora e Cidade Jardim.

A programação da Semana do Bebê seguirá nesta terça-feira (08), com a Roda de Conversa sobre o aleitamento materno nas creches dos bairros: Nova Pirapora, Industrial, Santos Dumont, Sagrada Família e Nossa Senhora Aparecida, a partir das 07 da manhã. A creche do Cícero Passos e o CEMEI Gecy Rocha terão as apresentações musicais de Inácio Loyola, a partir das 08 horas e às 09 horas, na Fundação Dr. Moisés Magalhães, será a vez de homenagear a pediatra, Dra. Suzana.

Em consonância com o SELO UNICEF, a Semana do Bebê também é ancorada pela Lei Municipal nº 2272/2015. Neste ano, foi preparado um conjunto de ações diversificadas, que abrangem a massagem shantala, rodas de conversa, homenagens para médicos pediatras e momentos musicais e de descontração, com o cantor barranqueiro Inácio Loyola, além da realização da Cidade do Bebê e da capacitação para os professores e especialistas da Educação Infantil.