Prefeitura e EMUTUR recuperam monumento de São Francisco

Publicado em: 26 de outubro de 2022
Publicado por: Vinicius Barreto

Reforma e restauração da imagem foi feita por Expedito Viana, 26 anos após ser esculpida pelo próprio artista

Na manhã de 26/10 (quarta-feira) a Prefeitura de Pirapora e a Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) reinstalaram a imagem de São Francisco de Assis na Praça Três Palmeiras, no centro da cidade. O retorno da escultura – reformada e restaurada pelo Artesão Expedito Viana Rodrigues – recebeu as bênçãos do Cônego Jolly Puliprakalathil, da Paróquia de São Sebastião.
Foi a culminância de um longo e minucioso trabalho de recuperação da estátua de madeira tamboril, esculpida em 1996 pelo artista, que se encontrava bastante deteriorada, sob sério risco de perda total. Remodelada, recebeu reforço estrutural e pintura especial que garante mais resistência e durabilidade aos efeitos do tempo, sol, chuva e pragas urbanas.
? Valor inestimável
A operação de transporte e fixação do monumento de (de 3,37 metros, pesando 510 kg) mobilizou a Secretaria municipal de Obras e a Guarda civil. Posteriormente, o pedestal de suporte da imagem será reestruturado e receberá nova pintura, melhorando o visual da praça que liga o centro da cidade ao Bairro Bom Jesus e ao trecho da Avenida Benjamim Constant.
“Nossa cidade e o Rio São Francisco merecem esse presente. Por isso nosso agradecimento ao Artesão Expedido pela dedicação extra na recuperação da imagem”, comentou o Prefeito Alex Cesar. Mais uma ação de reconstrução do patrimônio histórico e cultural de Pirapora, valorizando um monumento de inestimável simbolismo, especialmente entre a comunidade católica, ambientalistas e turistas.
Por: Ascom/Emutur
FOTOS: Max Rocha e Orimar Santos