Dia “D” da campanha Outubro Rosa: a mamografia é insubstituível

Publicado em: 26 de outubro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Com a palestra: o desafio do câncer de mama – mulheres que se cuidam são mais felizes, realizada no dia (25) pela oncologista, paliativista, fundadora e presidente da Associação Presente de apoio a pacientes com câncer de Montes Claros, dra. Príscila Miranda, a Secretaria de Saúde de Pirapora e o CEAE encerraram o mês de atividades dedicado à campanha “Outubro Rosa”.

Segundo o diretor-presidente do CEAE, Walclísio Júnior, “este trabalho contém muitas digitais; é o resultado do esforço do prefeito Alex Cesar, do secretário de Saúde, Rafael Lana, o secretário Paulo Rogério, e uma equipe muito engajada dos Centro Estadual de Atenção Especializada e Centro de Saúde da Mulher. Nesse ano já foram feitos em torno de mais de 2 mil exames de mamografia, é importante dizer que 95% daquelas que diagnosticam e descobrem o câncer na fase inicial tem a chance de cura de 100%. É sobre fazer a diferença na vida de alguém”.

“Foram várias ações executadas em diversos pontos do município e de uma maneira conjunta seguimos o lema: ‘Juntos Somos Mais Fortes’. Lembrar que não é só no mês de outubro. A campanha de conscientização, prevenção e detecção precoce, como também o diagnóstico e o tratamento continuam o ano todo. Preocupados com a situação das pessoas que precisam acordar de madrugada para buscar a cura em Montes Claros, já estamos construindo aqui uma extensão do Centro Oncológico de Tratamento. Agradecemos o prefeito Alex Cesar, a gerente regional de saúde Renata Diniz, a vice-prefeita, Anamaria, a vereadora Shirley, ao comércio de Pirapora pelo apoio, ao trabalho incansável das equipes de residência, Atenção Primária, CEAE, enfim, todos os profissionais que tornaram a essa campanha linda e eficiente”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Lana.

“São quase 700 preventivos realizados nesse período, somados mulheres da zona urbana, rural e mulheres privadas de liberdade, sendo que a meta nos outros meses são 162 coletas, ou seja, tivemos mais que o dobro de coletas durante a campanha, atingindo aquelas mulheres que há mais de 03 anos não fizeram o preventivo. Além de várias mamografias feitas, enfatizo a importância da mulher investir um tempo na sua própria saúde. A mamografia é insubstituível”, destacou a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Sabrina Rocha.