Defesa Civil de Pirapora coloca em prática ações preventivas visando o período chuvoso

Publicado em: 20 de outubro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Em atendimento ao seu planejamento de ações preventivas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pirapora tem realizado reuniões com entidades e órgãos do município, para tratar do Plano de Contenção para fenômenos naturais, previstos para os próximos meses na região.

Conforme informado pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), existe um prognóstico de período chuvoso para os próximos três meses, com precipitações acima da climatologia, causados pelos impactos do La Nina, até janeiro de 2023.

“No seminário com os coordenadores da Defesa Civil de todo estado, realizado nas últimas semanas em Belo Horizonte, a nossa equipe tomou conhecimento do Plano de Emergência Pluviométrica 2022/2023, que nos informou sobre as previsões meteorológicas, análises do clima e nos passou as diretrizes para as possíveis situações de emergência”. Explica a coordenadora da Defesa Civil, Carla Dias.

No planejamento da Defesa Civil foram envolvidas a Delegacia Fluvial de Pirapora (Marinha do Brasil), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Emutur, e as Secretarias Municipais de Obras, Infraestrutura e Urbanismo, Família e Políticas Sociais, Educação, Saúde, Guarda Civil e demais departamentos relacionados. Segundo a Defesa Civil, caso ocorra alguma situação de Emergência, ocasionada pelo excesso de índices pluviométricos, a Prefeitura de Pirapora já está mobilizada para as medidas cabíveis, bem como para alertar e orientar a população.