PREFEITURA E SAAE IMPLANTAM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS

Publicado em: 19 de outubro de 2022
Publicado por: Vinicius Barreto

A Prefeitura de Pirapora por meio do SAAE, lançou nesta terça-feira, 18/10, o Programa de Coleta Seletiva Municipal.

Intitulado “Separe, não pare”, o programa municipal, em parceria com o Codanorte, busca incentivar os alunos a coletar e destinar de forma correta os resíduos produzidos em casa.

“Precisamos ensinar nossas crianças para que elas multipliquem e coloquem na rotina da casa bons hábitos voltados para a preservação do meio-ambiente, a escola é o espaço ideal para que essa ação aconteça”, salientou Bruno Santos, diretor do SAAE.

Pedro Bicalho, engenheiro ambiental do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável – Codanorte, destacou que esse projeto pode mudar a realidade da gestão de resíduos sólidos, “hoje mais de trinta cidades estão integradas nesse programa e temos certeza que outras virão diante dos resultados positivos que muitos municípios em breve vão apresentar com a coleta e destinação correta dos resíduos”, disse.

Como incentivo as boas práticas os alunos que participarem do programa vão concorrer a prêmios por meio de sorteio, “a premiação é uma forma de incentivar que os alunos participem do processo e compartilhem com os seus familiares sobre a importância de ter atitudes ambientais sustentáveis no dia a dia”, destacou o prefeito Alex Cesar.

Pirapora produz atualmente cerca de 32 toneladas de lixo domiciliar por dia, e estima-se que pelo menos 30% desse montante seja economicamente viável para o reaproveitamento através da reciclagem.

A partir desta semana, todas unidades municipais de ensino vão receber os containers para armazenamento do material coletado, que semanalmente será encaminhado às cooperativas de catadores que mantém convênios com a administração.

Os containers foram viabilizados por meio de parceria com as empresas Fertag, Comercial Ferp, Construbase, Wamag, Instituto IASOL, Supermercado Avenida, Liasa e Grupo Cedro.