Vacinação contra Poliomielite

Publicado em: 14 de outubro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Atenção pais e responsáveis: contra a poliomielite devem ser imunizadas todas as crianças de 1 a 4 anos. A proteção se torna ainda mais essencial diante de recentes alertas de possibilidade do retorno da doença, que é grave e pode provocar paralisia dos membros.

Poliomielite

 

Doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino chamado poliovírus, a poliomielite (paralisia infantil) causa febre, mal-estar, dores de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre, rigidez na nuca, meningite e, nas formas mais graves, o enfraquecimento das pernas, causando a paralisia.

A paralisia infantil pode deixar a criança com o pé torto, interferir no crescimento ou paralisar uma das pernas, e gerar dificuldades para falar ou comer, entre vários outros problemas nos músculos.  Além dos sintomas citados acima, o paciente pode apresentar flacidez muscular, perda dos reflexos e deficiência motora.  Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência.