SESAU faz rastreamento e preventivo para a Mulher do Campo

Publicado em: 13 de outubro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde da Mulher continua com a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero e de Mama. Nesta semana, a equipe de saúde está fazendo o rastreamento no campo.

“A Mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno Este exame é feito no CEAE. Mulheres com idade entre 50 a 69 anos podem fazer a mamografia e entre 25 a 64 anos podem fazer o exame preventivo. Nesta semana, os exames estão sendo realizados para mulheres da zona rural na unidade de saúde do bairro Sagrada Família, Santa Mariana e também no Centro de Saúde da Mulher”, explicou a coordenadora da Saúde da Mulher, Sabrina Rocha.

As mulheres também podem fazer o autoexame que é realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde. Para as demais mulheres, podem  procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa.