SESAU realiza ações de combate à Sífilis

Publicado em: 11 de outubro de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

O Outubro Verde é o mês dedicado ao combate à Sífilis. Nesse mês são realizadas ações que visam combater e discutir a transmissão da Sífilis que é uma doença sexualmente transmissível.

A Sífilis é considerada um problema de saúde pública, pensando nisso, a Prefeitura de Pirapora por meio da Secretaria de Saúde-SESAU em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/SAE e Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, realizaram nos dias 05 e 06 de outubro, no presídio de Pirapora, uma ação de testagem rápida para as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.  Na oportunidade os detentos foram testados para outras IST´s, e receberam orientações.

 

Prevenção e diagnóstico:

 

O uso de preservativos em todas as relações sexuais, o acompanhamento durante a gestação e a testagem regular são formas de prevenir a doença. Os testes são fornecidos pela gerência de saúde do Estado de Minas Gerais, aqui em Pirapora podem ser feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado de frente ao hospital Dr. Moisés Magalhães Freire e nas unidades básicas de saúde Ulde Gomes e Bom Jesus.

No dia 13 de outubro, às 9h30min na 102 fm, o dr. Rafael Antunes vai dar uma entrevista para esclarecer a população sobre o assunto.