Semana do Idoso destaca o envelhecimento saudável e presta homenagens em seu encerramento

Publicado em: 11 de outubro de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Para encerrar em grande estilo a Semana do Idoso, a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) e do Centro de Referência do Idoso (CRIP) e com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, promoveu no último sábado (08/10) o evento “Ativa idade: eu posso!” na Área Externa do Centro de Convenções.

Com a participação de centenas de pessoas, foram desenvolvidas atividades físicas, de lazer e cuidado pessoal com o público da terceira idade, na parceria com a SEJUC, EMUTUR, SESAU, Associação da Terceira Idade, Nutrifarma, Drogaria São Geraldo, Instituto Mix, Fotos Caravelas, Grupo Coroas do Samba e Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI).

O evento finalizou uma semana especial repleta de ações, que objetivou fortalecer a convivência familiar e comunitária para contribuir em um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, o encontro, que contou com a participação de diversos grupos e entidades da terceira idade, agregou também para consolidar o fortalecimento de vínculos e a valorização da pessoa idosa em Pirapora. Nas ações, foram levadas informações sobre os direitos dos idosos, os equipamentos sociais e toda a rede de apoio disponível.

Outro grande destaque foi o Encontro “Colcha de retalhos: tecendo a nossa história”, na quarta-feira (05/10), no Centro de Convenções, quando foram ofertadas as palestra com o Ercy Guerra e o psicólogo Éder Lúcio, que falou sobre o envelhecimento saudável, além da apresentação artística de Elaine Mourão e das homenagens prestadas aos idosos e familiares, como também aos cuidadores.

Para a vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle, a Semana do Idoso é uma mobilização especial para o respeito aos direitos dos idosos e a valorização desse público. “Preparamos com muito carinho esta Semana do Idoso. Entendemos o valor que as pessoas idosas têm para a sociedade e devemos honrá-los e respeitá-los. Queremos mostrar para a terceira idade que há ainda muito o que viver. Que cada um de vocês possa ser instrumento para resgatar a história e as tradições do nosso município e de transferência do saber”. Pontuou Anamaria Burle.