FESTA DO SOL PROMOVE TAMBÉM A CRIATIVIDADE

Publicado em: 12 de setembro de 2022
Publicado por: Tiago Rodrigues

A cultura entrelaçou a programação do evento por meio de parcerias com artistas piraporenses de diversas áreas. Em parceria com o Clube Literário Tamboril foram realizadas duas oficinas que trabalharam a criatividade: colagem e escrita criativa.

Na primeira, o artista plástico e ilustrador Vinicius Ribeiro falou sobre composição e elementos visuais para que cada participante desenvolvesse sua colagem. As produções foram desde quadros minimalistas e simples até obras carregadas de cores e expressividade.

“Olhar para imagens e palavras impressas, reordenar os símbolos para expressar uma ideia ou interpretação subjetiva da realidade são propostas que possibilitaram ao público de cada oficina experimentar um pouco do infinito de possibilidades artísticas. É uma forma de contribuir com a essência do Clube Literário Tamboril para Pirapora e à Festa do Sol”, evidenciou Rafael Oliveira, cofundador da organização.

A segunda atividade, com o tema “Eu te dou a minha palavra”, foi ministrada pela escritora Brenda K. Souza, autora do Livro Ebó (Editora Tamboril, 2021). Nesta oficina, Brenda trouxe fragmentos de livros sem possibilidade de restauro. A proposta para os participantes foi criar um texto totalmente novo e autoral partindo apenas das palavras disponíveis no texto base.

Cada pessoa pode trabalhar seus retalhos de texto na criação de uma nova obra, cheia de criatividade e personalidade. Brenda aponta que “essa proposta possibilita visualizar e produzir movimento de diálogo entre um texto já existente e uma nova elaboração. Escrever com a palavra do outro é um modo de expandir as próprias noções de escrita, tendo sempre a palavra como ponto de partida e chegada”.

“Impulsionar as diversas manifestações culturais do nosso município é um privilégio para nossa gestão. Essas ações tornaram a programação da festa do sol mais diversa e valoriza a cultura da nossa população”, reforçou o prefeito Alex Cesar.

Então, que tal você de casa tentar esses exercícios criativos no seu dia-a-dia?