Secretaria de Saúde de Pirapora inicia a campanha: Agosto Dourado

Publicado em: 1 de agosto de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Em comemoração ao ‘Agosto Dourado’, a equipe das agentes comunitários de saúde juntamente com o programa Saúde da Família realizaram algumas palestras no dia (30.07), sobre amamentação, aleitamento materno, alimentação saudável e os cuidados com o recém-nascido para o grupo de gestantes da UBS-Cidade Jardim 2.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora estão realizando neste mês a campanha: “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”, segundo informou o secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana.

As especialistas alertam que, apesar das dificuldades que podem ocorrer, é preciso insistir o tempo que for necessário para que se crie esse vínculo entre mãe e filho e a amamentação aconteça. A gestante precisa estar preparada, conhecer o seu próprio corpo. Observar seu seio, auréola e principalmente seu mamilo. Mamilos invertidos podem dificultar a amamentação, então converse com a sua médica ou consultora de amamentação para saber como fazer para ganhar mais bico. Os cremes hidratantes ajudam a afinar a pele e facilitar as fissuras, e tome banho de sol. O colostro é o primeiro leite, ele é rico em anticorpos e é fundamental para o sistema imunológico do bebê, produzido em pequena quantidade, mas altamente nutritivo.

Nas palestras também foi tratado sobre os cuidados com o recém-nascido como: o banho, a troca de fraldas, a higienização do cordão umbilical, a importância de um lar silencioso, as primeiras idas ao pediatra e outros cuidados como; a circulação restrita de pessoas no primeiro mês do bebê.