Sesau promove oficina e atenção especial ao cuidador

Publicado em: 27 de julho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A coordenação do programa ‘Melhor em Casa’ da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora realizou uma oficina: Cuidando de Quem Cuida, no dia 22 de julho, na sede, para os cuidadores dos pacientes acompanhados pelo programa.

Segundo a psicóloga Bianca Graziela Reis, “é grande a tensão a acarretada ao papel daquele que cuida, principalmente quando este é um familiar, em detrimento ao estresse que fica exposto e as mudanças que geralmente ocorrem, originadas da doença. Entre tantas mudanças vem a sobrecarga de trabalho, mudanças no orçamento, questões emocionais, questões práticas e disponibilidade de tempo e divisão de tarefas, pois as vezes só existe um familiar pra cuidar. Dar uma atenção especial ao cuidador é essencial, pois ele é responsável por amparar o paciente em domicílio e contribuir para a promoção e melhora da qualidade de vida. Além de promover o auxílio nos tratamentos, estimula o auto cuidado e atividades da vida diária e tarefas que são importantes para a saúde do paciente. Portanto, se o cuidador está adoecido, ele não consegue distinguir o que é seu e o que é do outro, num processo de grande confluência”, explicou.

Simone Cruz, da equipe do programa Melhor em Casa destacou a dependência emocional neste percurso, pois, pode desencadear no cuidador distúrbios, mudança de comportamento, podendo chegar ao adoecimento.

“Em todas as relações é saudável que se perceba o que é seu e o que é do outro. O cuidado antes de tudo é se perceber, saber como está e como funciona consigo, com o outro e com o mundo, para a partir daí cuidar do outro. E é algo que nós humanos nestes tempos de tanta agitação pouco fazemos. Não temos como prática esse cuidar-se, este olhar para nós mesmos de forma zelosa, mas faz-se necessário. Por isso nós do melhor em casa nos preocupamos em cuidar de quem cuida”, concluiu Simone.