Sesau apresenta balanço de ações e melhorias nas condições de trabalho

Publicado em: 21 de julho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria de Saúde de Pirapora anuncia a aquisição de quase R$ 2 milhões de insumos médicos hospitalares para atender os serviços de saúde. Além da melhoria na infraestrutura e condições de trabalho, buscou-se fortalecer as ações de educação permanente com o retorno do PEP – profissional para todas as categorias e a implantação através de projeto de lei do programa de referências técnicas municipais da APS.

 

Segundo informou o diretor de Gestão e Assistência em Saúde, Gilson Paulo Santos Nascimento, “são os profissionais de nível superior que auxiliam a coordenação da Atenção Primária a organizar o processo de trabalho das equipes através da elaboração dos protocolos assistenciais, treinamentos etc”.

O diretor de Planejamento, Administração e Finanças da Sesau, Leandro Bandeira relatou que “a Atenção Primária realizou também em 2021, mais de 80 mil consultas médicas (quase 2 consultas/ ano para cada usuário) e cerca de 170 mil exames laboratoriais, representando o aumento de 1/3 do quantitativo de 2020 e para 2022, a estimativa é que a quantidade seja dobrada e já estão em fase de preparação para licitação, a aquisição de veículos entre outros equipamentos”, explicou.

 

O diretor de Vigilância em Saúde Mário Cristiano falou que a gestão do SUS aprovou recentemente junto ao Conselho Municipal de Saúde, 5 protocolos clínicos de enfermagem (saúde da mulher e da criança, hipertensão, pré-natal e processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde), e já prepara mais dois protocolos para o segundo semestre: diabetes e acolhimento nas UBS.

 

O secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana ressaltou: “é importante enfatizar que o município ampliou os polos de ensino da residência multiprofissional da UNIMONTES, chegando a 50% do território atendido pela importante parceria, proporcionando atendimento de enfermagem, médico, odontológico e psicologia”, destacou.