Ações da Atenção Primária da Secretaria de Saúde

Publicado em: 21 de julho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Prefeitura de Pirapora através da Secretaria Municipal de Saúde realizou várias, melhorias nas instalações da UBS Sagrada Família e mudança na sede da UBS Santa Mariana para um prédio maior e mais adequado.

De acordo com o secretário de saúde, Rafael Lana, Pirapora possui 100% de cobertura estratégia de saúde da família. “Os primeiros passos foram no sentido de reestruturar as unidades de saúde através de reformas concluídas e entregues, como: a UBS Santo Antônio e UBS Milton coqueirinho, em andamento a UBS Carlos Alberto e recentemente foi feita a reinauguração e revitalização da UBS – Cícero Passos e UBS do bairro São João”.

“É importante ressaltar que o município possui recursos para reformar as demais 12 UBS nos três anos restantes, e estão previstos ainda a retomada da construção da UBS do Santos Dumont, UBS cidade Jardim 2, ambas com recursos federai/s já disponíveis em conta e, por fim, a inauguração da UBS Morada do sol. Estas reformas vão possibilitar a ampliação de mais 04 equipes de saúde bucal e em breve, a construção do CEO (centro de especialidades odontológicas) que vai oferecer atendimento cirúrgico, estomatologia, endodontia e atendimento a pessoa com deficiência física e mental. Também neste ano, o bairro são Geraldo irá receber mais 02 equipes”, explicou o diretor de Gestão e Assistência em Saúde, Gilson Paulo Santos Nascimento.

Ele explicou que o município avançou muito nas ações do informatiza-SUS e prontuário eletrônico realizando processo licitatório para aquisição de computadores e materiais de informática. Também foram adquiridas cerca de 60 máquinas para toda a Rede com prioridade para a Atenção Primária.  Além da aquisição de mobiliário e material permanente em fase de assinatura de contrato. Com recursos próprios, o município adquiriu 13 câmaras de conservação de vacinas e um gerador de energia. As câmaras já estão sendo entregues nas UBS e vigilância epidemiológica.