Sesau aprova protocolo que visa melhorar atendimento da Saúde da Mulher

Publicado em: 8 de julho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde através da coordenação de Atenção Primária à Saúde, aprovou ontem, (07.07) em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, os protocolos de enfermagem da Saúde da Mulher: atenção ao pré-natal, assistência prestada à gestante e prevenção do câncer de mama e colo do útero.

O presidente do conselho municipal de saúde, Reginaldo Miranda, parabenizou os enfermeiros presentes e enfatizou sobre a importância dos protocolos na organização e padronização do atendimento nas unidades de saúde e que o uso deles, irá com certeza melhorar o acesso dos usuários.

O diretor de assistência da secretaria de saúde, Gilson Paulo Nascimento lembrou que os protocolos são reivindicação antiga dos profissionais enfermeiros. E que a aprovação representa um avanço nas políticas de saúde pública do município, e os resultados poderão ser percebidos a curto prazo. Enfatizou ainda que os protocolos foram feitos por equipe técnica, levando-se em consideração os cadernos e protocolos mais atualizados já publicados que chegam as mãos dos enfermeiros em um momento em que a categoria profissional busca mais espaço e reconhecimento pelo trabalho.

“Na última reunião já haviam sido aprovados os protocolos de enfermagem de hipertensão, saúde da criança e processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde. Os protocolos visam organizar, respaldar e ampliar o atendimento de enfermagem nas unidades de saúde, através de fluxos e condutas já aprovadas pelo ministério da saúde e pelo conselho federal de enfermagem – COFEN, oferecendo um atendimento mais humanizado, integral e resolutivo junto a equipe multiprofissional”, garantiu o diretor de assistência à saúde de Pirapora.