Secretaria de Saúde faz Campanha Julho Amarelo

Publicado em: 6 de julho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha “Julho Amarelo” tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Quanto às formas de prevenção, para os tipos A e B, a principal estratégia é a vacina – altamente eficaz e distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da imunização, há outras formas muito importantes de prevenção e não tem segredo: usar preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas, alicates de unhas e seringas e higienização correta dos alimentos. Então, é muito importante realizar o teste rápido para hepatite B e C, que é disponibilizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e o resultado sai em  poucos minutos.