Matizes Dumont, ICAD, Prefeitura e EMUTUR celebram a cultura e a tradição do bordado

Publicado em: 6 de julho de 2022
Publicado por: Tiago Rodrigues

O II Encontro do Bordado Brasileiro – com o tema “Gente que borda entre rios” – acontece de 6 a 10 de julho no Centro de Convenções de Pirapora, realizado pelo Grupo Matizes Dumont, Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont/ICAD e o Ateliê Leninha Dumont, contando com parceria da Prefeitura e da Empresa Municipal de Turismo/EMUTUR. Uma ampla programação cultural movimenta o evento, que recebe grande número de participantes, convidados, visitantes e grupos representando várias cidades de Minas e do Brasil.

A abertura oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira (06/07), com as presenças da Diretoria do ICAD, Sávia Dumont; do Prefeito Alex César; da Vice-prefeita Anamaria Burle; e da Diretora administrativa da EMUTUR, Ana Silveira; com direito a pockets shows do cantor e compositor Tavinho Moura, da atriz e comediante Cida Mendes (Concessa) e palestras. Em seu pronunciamento, o Prefeito Alex se emocionou no agradecimento e homenagem à família Diniz Dumont, também parabenizando a equipe organizadora do encontro.

No salão big star do Centro de convenções, destaque para a exposição de telas bordadas do Grupo Matizes, painéis, gravuras e trabalhos bordados dos alunos matizeiros. À tarde, 4 oficinas temáticas e vivenciais de bordados: “Gente que borda entre águas”, “Cerrado – território das veredas, bichos e árvores”, “Quem me compra um jardim com flores?” e “Por onde andou meu coração?”. À noite, na sede do ICAD, lançamento de livros, prosa com os autores, roda de conversa com escritores locais e apresentação da Cia de danças parafolclóricas Zabelê.

Forrozando

A programação geral do encontro será reforçada com as atrações do “Forrozando com Você”, nas noites de 07 a 09/07, na Praça da Estação de Pirapora. O festival cultural, em clima de festa julina, é realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e cultura/SEJUC e EMUTUR.