Prefeitura de Pirapora encerra Junho Violeta com fortalecimento da Rede de Proteção à Pessoa Idosa

Publicado em: 28 de junho de 2022
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Na tarde da última quinta-feira (23/06), foi realizado pela Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), o Encontro da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Mais uma ação da Campanha Junho Violeta, o evento proporcionou a reflexão sobre a melhor idade, com palestras sobre os direitos, os tipos de violência e os cuidados necessários aos idosos.

A vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle e Teresinha Mendes Medeiros Vaz, coordenadora do Centro de Referência do Idoso de Pirapora (CRIP) e presidente do Conselho Municipal do Idoso, recepcionaram os convidados. Esteve presente o secretário de Governo, Paulo Rogério Silveira, que representou o prefeito, o secretário da SEDEARE, Hélio Júnior, o comandante da Guarda Municipal, Jeferson Moura e os vereadores Maurisim e Eder Danilo.

Antes de dar início ao ciclo de palestras, na abertura da solenidade, Teresinha Mendes fez os apontamentos indispensáveis sobre o trabalho desenvolvido no município, em prol dos idosos, e ressaltou sobre a necessidade do envolvimento de todos, para a garantia de mais qualidade de vida para este público. A coordenadora do CRIP também fez o prenúncio da Carta Manifesto que foi gerada ao final do evento.

Em seu discurso, Paulo Rogério destacou: “A Campanha Junho Violeta é importantíssima na consolidação dos direitos e do respeito aos direitos dos nossos idosos. Com todo o trabalho que a SEFAM tem feito, ficamos satisfeitos com esta rede de proteção que se fortalece, cada vez mais, e que conta com o compromisso do prefeito Alex César”.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Maurisim também enfatizou a atuação da SEFAM.   “Valorizamos muito tudo o que a SEFAM tem feito, com esse cuidado com as pessoas que mais precisam. É fundamental entender a importância da melhor idade para uma sociedade, com toda a sua história de vida e sabedoria, que representam um patrimônio para o município”.

“Temos buscado com essa campanha, sensibilizar e conscientizar que todos nós fazemos parte dessa rede de proteção aos nossos idosos. O estabelecimento das políticas públicas e a garantia dos direitos, do respeito e da dignidade da melhor idade é um compromisso de todos nós. Por isso, o Junho Violeta traz essa reflexão e a mobilização da nossa sociedade”. Finalizou a sessão de discursos, Anamaria Burle.

Com este encontro, a Prefeitura de Pirapora encerrou a programação da Campanha Junho Violeta, que desenvolveu Rodas de Conversas, nos equipamentos sociais e de saúde (que terão sequência no mês julho), realizou uma blitz educativa na Avenida Brasil e foi tema de entrevista na Rádio Clube FM, nos últimos dias. Na última segunda-feira (27), o vereador Éder Danilo fez a leitura da Carta Manifesto, elaborada no encontro, na Câmara de Pirapora para reforçar as causas trabalhadas na campanha.

De acordo com o CRIP, toda a mobilização da campanha já tem gerado frutos, com o aumento no número de denúncias e com as solicitações de informações, orientações e serviços por parte de instituições não governamentais.