Blitz educativa da Sesau no combate à Dengue

Publicado em: 24 de junho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, por meio do Programa Saúde na Escola – PSE está desenvolvendo a “Campanha de Combate à Dengue” nas escolas e blitz educativas, como a que aconteceu no semáforo da Avenida Brasil nessa semana, explicando a importância da limpeza e recolhimento de materiais que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

As profissionais, a residente de enfermagem Maria Alice e Ana Gonçalves junto com a referência do PSE, Erinalda Pereira, e vigilância ambiental estão fazendo um trabalho de conscientização da comunidade de Pirapora, com o lançamento da Campanha #Tchau Dengue.

Os residentes, junto com alunos e professores da Escola Heloísa Passos utilizaram material informativo chamando a atenção da população quanto à necessidade de vistoriar seus quintais e casas e eliminar todos os criadouros do mosquito. Além disso, eles distribuíram panfletos educativos para os pedestres, ensinando que a forma mais eficiente de combater Aedes aegypti é a eliminação de possíveis criadouros acumulativos de água parada.

Eles também alertaram que é possível afastar de vez a possibilidade de epidemia das doenças transmitidas pelos mosquitos com atitudes preventivas e simples.

 

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente, os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.