Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos é pauta de destaque na abertura da Semana do Meio Ambiente em Minas

Publicado em: 7 de junho de 2022
Publicado por: Tiago Rodrigues

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar acompanhado da diretoria geral, jurídica e comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora (SAAE), esteve ontem, 06/06, em Belo Horizonte, na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

Na oportunidade, foram assinados os acordos de repasse de recursos financeiros aos consórcios selecionados no Edital-04/21 do Governo Estadual, no âmbito do Edital-01/21 do Ministério do Meio Ambiente. Para a implantação das usinas mecanizadas de triagem de resíduos sólidos, serão pouco mais de 100 milhões de reais, distribuídos em 10 regiões, por meio de 7 consórcios públicos.

O governador Romeu Zema anunciou, ainda, o repasse no valor de R$ 3,2 milhões para os consórcios intermunicipais, para gestão de resíduos sólidos em 39 cidades mineiras.

O Norte de Minas foi contemplado por meio Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento do Norte de Minas (CODANORTE), entidade regional que será responsável pela instalação de uma usina de triagem mecanizada, com equipamentos que promovem a separação dos materiais recicláveis para sua correta destinação.

Segundo Bruno Santos Guimarães, diretor do SAAE, a gestão associada dos resíduos sólidos é a saída para a viabilidade da adequada gestão, uma vez que cria escala, barateando custos. Expôs, ainda, que o comprometimento do CODANORTE por melhorias foi fundamental para essa conquista.

“As ações de meio ambiente são urgentes e necessárias para o equilíbrio do planeta, o CODANORTE tem feito um trabalho incisivo nesse sentido para associar municípios, captar recursos importantes junto aos governos, hoje temos que comemorar pois essa ação irá beneficiar milhares de norte mineiros na geração de renda (trabalho com selo verde) e na promoção de um meio ambiente sustentável para todos”, comemorou Bruno.

Alex Cesar destacou que o repasse do governo irá possibilitar melhoria para todos. “O governador foi muito feliz nessa iniciativa. Além de fortalecer o trabalho dos catadores, ele está encaminhando para a nossa região um importante investimento, que é uma usina de triagem de resíduos sólidos, voltada para atender aos municípios da região e garantir um meio ambiente mais sustentável”, afirmou o prefeito de Pirapora.

O governador Romeu Zema destacou que a ação fortalece o desenvolvimento sustentável. “Com essa ação, vamos completar o ciclo completo da economia – redução, reutilização, recuperação e reciclagem – que é o que de fato precisa ser feito”, disse.