Campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” mobiliza Pirapora

Publicado em: 7 de junho de 2022
Publicado por: Tiago Rodrigues

A cidade de Pirapora participou da 9° edição, da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o evento acontece anualmente no dia 3 de junho, data em que se comemora o dia nacional em defesa do rio.

Neste ano, com atividades presencias, a campanha tem a temática “O Velho Chico são muitos” – uma Bacia Hidrográfica não se faz de um único rio, são nascentes, afluentes, tributários, riachos, córregos e ribeirões que se interligam nessa verdadeira teia da vida. Territórios que se unem pela lógica das águas.

O evento, em parceria com a prefeitura e apoio da Emutur, Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura – SEJUC e Secretária da Educação – SEMED, aconteceu em Pirapora, na Praça Cariris e contou com a presença dos alunos das escolas municipais, Maria Josefina, Mathilde Cordeiro de Aquino, Rui Barbosa e da Escola Estadual Fernão Dias. Durante as comemorações houve apresentações teatrais e os estudantes interagiram com os totens educativos e interativos da campanha, além de uma belíssima exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco.

Toda essa campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos. “Vejo aqui muitas crianças conhecendo as histórias e o valor do Velho Chico. E quando sabemos da importância do São Francisco e de outros rios começamos a cuidar melhor dos nossos recursos hídricos. Mas também cabe aos gestores, que estão nesta bacia hidrográfica, trabalhar por leis ambientais mais rígidas que defendam e zelem pelo rio São Francisco, tanto no âmbito federal, estadual e municipal”, observou o prefeito de Pirapora, Alex Cesar.