Prefeitura promove curso introdutório para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

Publicado em: 23 de maio de 2022

A prefeitura de Pirapora realizou nesta segunda-feira, 23 de maio, no Centro de Educação Permanente em Saúde, a cerimônia convocatória para o curso introdutório do Processo Seletivo Público para Contratação de Agentes Comunitário de Saúde e Endemias.

O diretor de Promoção e Atenção à Saúde, Mário Cristiano Joaquim da Cunha deu as boas-vindas e parabenizou os agentes pela conquista, “é realmente uma grande oportunidade promover a educação ambiental e sanitária, como também desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Contamos com o comprometimento e compromisso de todos neste curso que terá início no dia 24 e vai até o dia 31 de maio para realizar um serviço de qualidade para a população”.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Luana Soares Lima falou, “estou muito feliz nesse dia, já estive onde vocês estão, e como agente de endemias e os agentes comunitários de saúde vamos ter a oportunidade de fazer muito pela comunidade. Ir a casa, realizar a visita em todos os bairros orientando os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito, que além da Dengue pode transmitir Zika, Febre Amarela e Chikungunya é um trabalho de grande responsabilidade dos agentes de controle das arboviroses da vigilância em Saúde Ambiental. Nossa preocupação é evitar a infestação do arbovírus que além de incluir os vírus que citei, também engloba os transmitidos por artrópodes, como insetos, aracnídeos e carrapatos. O campo é o nosso diferencial”, ressaltou.

A coordenadora de Atenção Primária, Karina Queiroz falou sobre as atribuições e papel dos Agentes Comunitários de Saúde e enfatizou, “não existe atenção primária e promoção em saúde sem os agentes comunitários de saúde”, destacou.

O secretário de Saúde, Rafael Lana pediu o máximo de compromisso dos agentes ao entrar nas casas; “quero parabeniza-los por esta vitória muito merecida. Queremos contar com a parceria, união e muita dedicação nesse trabalho, pois vocês vão estar na ponta, transmitindo informações e possibilitando que as necessidades da população cheguem às equipes de profissionais, vocês são fundamentais para promover a saúde das famílias. Agradeço ao prefeito Alex Cesar e a toda a equipe de saúde,  temos o orgulho de falar que está sendo feito, nesta gestão, um trabalho organizado e técnico de qualidade”, ressaltou.

O prefeito de Pirapora, Alex César parabenizou os agentes que irão compor a equipe multiprofissional da Saúde de Pirapora. “Quero parabeniza-los, sejam muito bem-vindos para ajudar a promover a educação ambiental, sanitária e contribuir para melhorar a política de saúde do município. Autorizamos este processo que teve sua publicação no edital 01/2021 juntamente com a Unimontes/Cotec que organizou com muita eficiência, e total lisura o processo seletivo. Além desta segurança, vocês terão o pagamento do piso, e mais uma vez afirmo que o nosso maior compromisso é atender bem a comunidade de Pirapora, ou seja, realizar um atendimento humanizado”, afirmou o prefeito, Alex César.