Comunicado da Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Publicado em: 12 de maio de 2022

A Secretaria Municipal de Educação de Pirapora, em virtude das obras de reformas das suas unidades escolares, tendo em vista a garantia do cumprimento do calendário escolar, realocou os alunos da Escola Municipal Dona Rita Santos Braga, Bairro Sagrada Família, na Escola Municipal do Bairro Nossa Sra Aparecida, realizando o transporte, todos os dias, nos turnos matutino e vespertino.

Os veículos utilizados e autorizados por lei para o transporte escolar são os ônibus escolares.

A Secretaria tem investido na ampliação da frota que faz o transporte escolar dos alunos da zona rural, com a aquisição de dois ônibus, sendo que cinco vans e dois ônibus são por convênio firmado com o Governo do Estado de Minas Gerais, porém estão em processo de aquisição.
Atualmente e diariamente, a Secretaria roda com 08 Ônibus.
Porém, em razão da acomodação dos alunos em outros endereços e bairros distantes das escolas, a rota de percurso por quilometragem teve um aumento expressivo, considerando que além de fazer o transporte rural, todos os dias, ainda garante o transporte de mais de 300 alunos, nessas circunstâncias.

Apesar dos veículos estarem em boas condições e contar com mais dois ônibus novos, o desgaste dos ônibus tem sido intenso, o que tem ocasionado problemas como quebra de peças e acessórios e falha no sistema mecânico dos mesmos.

Para a reposição das peças que na maioria das vezes vêm de outras cidades onde estão localizadas as empresas autorizadas, o processo demanda um tempo maior, o que retarda o retorno do veículo à sua rota, e os alunos acabam por ausentar-se da escola.

Diante do exposto, informamos que temos buscado a cada dia atender da melhor maneira possível os nossos alunos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.
Além de ampliarmos a frota, estamos informatizando o sistema de rotas através do FNDE, o que garantirá um transporte seguro e eficiente para os nossos alunos.
As paradas e atrasos que temos, sempre são consequências do objetivo que estamos cumprindo, que se resume em levar os alunos com segurança no transporte escolar.
Pedimos a compreensão dos senhores pais e responsáveis diante desses percalços, e nos comprometemos que no menor tempo possível, estaremos com mais três ônibus disponíveis para atender o transporte escolar a contento.

A Secretaria Municipal de Educação se coloca à disposição de todos para maiores esclarecimentos.