Secretaria de Saúde de Pirapora realiza o I Simpósio em sala de Vacinação

Publicado em: 11 de maio de 2022

Com o tema “Venha se apaixonar pela imunização”, de 09 a 13 de maio a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora realiza na Semana da Enfermagem, o I Simpósio em Sala de Vacinação do Município no auditório do CEPS – Centro de Educação Permanente em Saúde.

Representando a enfermagem no Conselho Municipal de Saúde, Michelle Conceição de Paula Dias salientou que, “nós enfermeiros, técnicos e auxiliares temos um papel decisivo no cuidado, prevenção de agravos de doenças, promoção e restauração da saúde das pessoas”.

Ainda na abertura do evento, a enfermeira Sabrina Rocha Martins de Oliveira realizou a exposição de toda a programação do Simpósio, e destacou: “esta é uma semana muito importante, pois a secretaria reconhece o trabalho dos profissionais de saúde que merecem toda a gratidão”.

A enfermeira Sabrina Gitirana falou sobre as coberturas vacinais no município, “a principal ação que ajudou a população a enfrentar a pandemia foi a vacinação. Somente quando a vacina chegou foi que nós conseguimos controlar a pandemia. Algumas pessoas acreditavam que não iria passar depois de tudo que aconteceu em todo o país nesses dois anos, agora, graças a população estar sendo vacinada vamos conseguir respirar novamente. Como a vacina do Covid foi produzida rapidamente, talvez isso causou a desconfiança em algumas pessoas, inclusive temos profissionais médicos ainda sem coragem de se vacinar, e isso atrapalha muito o trabalho de conscientização. O momento que Pirapora está vivendo é um momento fundamental que é receber as câmaras frias, melhorar a estrutura física e reativar as salas de vacina”, ressaltou.

A enfermeira Larissa de Queiroz Marques explicou sobre a vacinação contra o COVID-19. “A vacina contra o Covid continua disponível no Centro de Vacinação, no horário de 9h às 18h. Qualquer pessoa que precisar se vacinar, público infantil e adulto, pode procurar a rua Eudes de Lorena, 67, no bairro Nova Pirapora, atrás do antigo hospital São Sebastião.

No encontro do dia 10 de maio foram apresentadas as estratégias de vacinação, o calendário de vacinação da criança, e os tipos de vacinas pela enfermeira Andiara Luiza Xavier. No dia 11 de maio, a enfermeira Flávia Mota da GRS apresenta o calendário de vacinação do adolescente, adulto, gestante e idoso. A enfermeira Keilla Pedroso da GRS fala sobre eventos adversos. No dia 12 de maio, a técnica de enfermagem Aranay Santos Batista e a enfermeira Andiara Xavier irão falar sobre as boas práticas em Imunização (rede de frio, administração das vacinas, gerenciamento de resíduos). E no dia 13 de maio, será a vez da palestra com Helano Mariz que irá falar sobre “a importância da equipe de enfermagem”.

Representando o COREN, Leandro Bandeira disse que o simpósio é um momento muito proveitoso, “deixo aqui o abraço do nosso presidente do Coren-MG, Bruno Farias que em breve estará aqui em Pirapora trazendo novidades para nós. Essa é a 23ª Semana da Enfermagem, com o tema “Avanços e Conquistas no Exercício Profissional. A maior conquista que tivemos nesse ano foi a mudança de postura do nosso conselho. Temos um presidente de ação e muito próximo da categoria. O Bruno Farias fez um trabalho de articulação em todos os Corens do Estado. Nós precisamos ainda da aprovação de algumas emendas. No senado, vai tramitar uma proposta de emenda constitucional numero 11 que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar e da parteira, aí sim o nosso piso vai ter legalidade. Ainda teremos também uma proposta de Lei complementar que está iniciando a tramitação na Câmara para tratar de onde virá o recurso. A previsão é de que, até o final desse mês os projetos sejam tramitados e que nós possamos ter o nosso piso”, explicou.

O secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana agradeceu o trabalho feito na enfermagem, “quando a gente busca uma valorização profissional, essa valorização começa da nossa atuação enquanto profissional. Não adianta eu ter um comprometimento profissional se eu não consigo ter uma boa inter-relação com os próprios profissionais que eu trabalho. Não adianta ter conhecimento técnico surpreendente e não ser ético. Algumas condutas são básicas de um profissional, e começa pela ética. Então, eu convido a todos os profissionais de saúde a serem mais unidos na construção da saúde para que a gente possa construir juntos, porque vocês são a porta de entrada dos usuários de saúde. Eu gostaria muito de já começar a pagar o piso, fiquem certas que isto já está sendo discutido, na sexta-feira passada estivemos com o presidente do COSEMS, e esta cobrança por parte dos gestores municipais já está preparada porque é isso que queremos do Governo Federal, que nos aponte a forma de pagar. Os municípios sozinhos não conseguem. A parte do gestor é atuar nessa cobrança. Se o gestor municipal não se posiciona, vai sobrar para o município. Estamos inteiramente abertos a escutá-los, se houver algum trabalho que precisa ser melhorado, nos procurem, pois, estamos abertos a ouvi-los. Estamos abertos a críticas, que elas sejam construtivas para atender melhor a população”.