Prefeitura de Pirapora define novo Plano de Ação com a realização do 1º Fórum Comunitário

Publicado em: 9 de maio de 2022

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), realizou o 1º Fórum Comunitário, na última quinta-feira (05/05) no Centro de Convenções, cumprindo um dos requisitos do processo para a certificação no SELO UNICEF. O evento teve como objetivo central promover o planejamento participativo, entre a comunidade e o Poder Público, na elaboração e aprovação da proposta prévia do Plano de Ação Municipal pelos direitos das crianças e adolescentes.

Com a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA) e da SEFAM, o fórum contou com a participação do prefeito Alex César, da vice-prefeita e secretária Anamaria Burle, Conselho Tutelar, demais secretários, lideranças públicas, representantes de entidades e centenas de munícipes.

Para o alinhamento e a troca de informações, entre todos os presentes, a programação possibilitou a apresentação dos indicadores do município, a formação de Grupos de Trabalho por eixo (para a definição das propostas do plano de ação) e a Plenária Final, com a leitura e aprovação do texto final das propostas do Plano de Ação. O momento de discussões do Fórum possibilitou também a inclusão da comunidade surda, através da participação do presidente da Associação dos Surdos de Pirapora, Kelington Domingos de Oliveira e demais membros da associação, os quais realizaram a interpretação em Libras, de todo o evento.

Articuladora do SELO UNICEF em Pirapora, Ana Paula Lima avaliou: “O 1º Fórum Comunitário atingiu realmente o seu objetivo. Foi uma tarde de diálogo, análise e avaliação. Ao final, geramos o Plano de Ação Municipal pelos direitos da nossa infância e Juventude, que será uma rota para nos guiar neste percurso de avanço ao cuidado e atenção às nossas crianças e adolescentes”.

“Este fórum foi muito importante por que permitiu reunir as principais lideranças públicas envolvidas diretamente nos indicadores sobre as nossas crianças e adolescentes. Os frutos dos trabalhos desenvolvidos, neste evento, serão fundamentais para o direcionamento das nossas políticas públicas na redução dos impactos sociais em nossa cidade”. Valorizou a vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle.