Pirapora realiza II CIB Unificada da Macrorregião Norte de Minas

Publicado em: 9 de maio de 2022

A solenidade da II CIB Unificada da macrorregião do Norte de Minas realizada na cidade de Pirapora, no dia (06.05) no Centro de Convenções foi um momento de diálogos para o fortalecimento e melhoria do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais, especialmente no cenário de enfrentamento da Pandemia COVID-19, também solicitar apoio e subsídio para os processos de tomada de decisão da instituição e de todos os gestores municipais de saúde de Minas Gerais.

O presidente do COSEMS-MG, Eduardo Luiz da Silva falou sobre o desenvolvimento do COSEMS pelas Gerais, “é uma busca de reaproximação do nível central com os gestores de todo o território de Minas.  A começar pelo Sul de Minas vamos percorrer todo o Estado levando o apoio e ouvindo as dificuldades para que possamos lá na SES construir políticas públicas de saúde que sejam efetivas para nossa população”.

Ricardo Almeida, vice-presidente do COSEMS-MG, afirmou que o COSEMS é a cara do gestor. “É um grande prazer estar aqui e ver que a cidade está bem cuidada. Os problemas que vocês enfrentam na região também são os nossos problemas. Agora estamos inaugurando a casa própria, a partir do dia 19 de maio estaremos lá na sede da Alvares Cabral, 347 à disposição para receber a todos”, informou.

O presidente do COSEMS regional Pirapora, Rafael Lana, agradeceu a numerosa presença dos municípios e fez também uma reflexão, “a proposta da CIB Unificada é pensarmos formas diferentes de fazer a gestão do SUS. Grandes inteligências e grandes conquistas são menos capacidade de processamento e mais capacidade de estar apto a extrair pistas relevantes do processo, ou seja, extrair pistas de como fazer uma política e um SUS melhor para todas as pessoas”, destacou.

O prefeito Alex Cesar se mostrou bastante agradecido ao Governo de Minas, aos médicos e aos profissionais de saúde. “No pico da pandemia, quando o governador decretou onda roxa, eu quis ir ao hospital e pude ver um cenário de caos. Ali a gente entendeu o que é um profissional da saúde, o quanto ele é importante para as pessoas e para o município. Ter uma saúde organizada, desprender e otimizar recursos e saber que será bem aplicado para salvar vidas é fundamental. Salvamos muitas vidas, infelizmente não todas, mas muitas vidas poderiam ter sido perdidas se não fosse o empenho do município, servidores, secretários e do governador Zema. Agradeço os profissionais de saúde, Câmara Municipal, a GRS, ao subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio, a superintendente regional de Saúde de Montes Claros Dhyeime Marques, aos secretários de saúde, governador Zema e ao deputado, médico e advogado Arlen Santiago pelo apoio que temos recebido. A nossa luta diária é para que Pirapora se torne melhor para receber muito bem a quem vem nos visitar”, enfatizou o prefeito Alex Cesar.

Na parte da manhã foi realizada uma visitação ao espaço da Agroindústria, além de reuniões do COSEMS Regionais Januária (salão mini-star), Montes Claros (Museu São Francisco), Pirapora e COSEMS pelas Gerais na área externa do Centro de Convenções. Durante a tarde aconteceu a Escuta Qualificada da Atenção Primária à Saúde (APS) e outras reuniões.