COMPOR, Prefeitura e EMUTUR discutem custeio e urgência para concluir reforma do Vapor

Publicado em: 9 de maio de 2022

Na tarde de 05/05, na sede do COMPOR (Centro de Autocomposição do Ministério Público de Minas Gerais/MPMG) foi realizado o 2° encontro de mediação com participação da Prefeitura de Pirapora e EMUTUR, Ministério público, IEPHA-MG, IPHAN, representantes da OAB e da sociedade. A reunião, em formato híbrido, conectou online os participantes reunidos em Belo Horizonte e Pirapora, em tempo real.

Em pauta, uma ampla discussão para pontuar soluções e providências necessárias para continuação e conclusão das obras de reforma e restauração do Vapor Benjamim Guimarães. Ao final do longo debate entre os órgãos participantes, o IEPHA se comprometeu em buscar recursos extras através de incentivos federais e também junto ao governo estadual para agilizar a retomada das obras do vapor.

O Prefeito Alex Cesar foi incisivo em insistir para uma solução definitiva que culmine com a finalização da obra de recuperação da embarcação histórica: “Nossa prioridade e urgência é o fechamento do casco do vapor, os serviços específicos na caldeira e na chaminé, com toda segurança necessária para garantir seu lançamento às águas do São Francisco – antes do início do período chuvoso no mês de novembro e os riscos de mais uma eventual cheia do rio”, reafirmou o prefeito.

Todos aguardam o posicionamento da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) sobre as liberações dos recursos para execução das obras. Uma nova data para reunião de mediação ficou agendada para o dia 25/05, das 14 às 18 horas, junto ao COMPOR, prevendo a participação também do Governo de Minas – representado pela SECULT (Secretaria de Estado da Cultura e Turismo) e da AGE-MG/Advocacia-Geral do Estado.