SEFAM convoca famílias para atualização do Cadastro Único

Publicado em: 5 de maio de 2022

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Família e Políticas Sociais (SEFAM), está convocando as famílias com registro no Cadastro Único para a atualização dos dados. Correspondências têm sido enviadas para que o Responsável pela Unidade Familiar (RF) procure os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), até o final do mês de julho, para efetivar o repasse de informações.

De acordo com a SEFAM, essa ação de extrema importância, desenvolvida pelo município visa evitar o impedimento, bloqueio ou o cancelamento de benefícios como o Programa Auxilio Brasil (PAB), da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Preparamos e capacitamos as equipes dos CRAS para realizar esse trabalho tão fundamental. Essa atualização é que definirá a realidade socioeconômica da população beneficiada. Ampliamos os atendimentos para mais eficiência e qualidade nesse levantamento”. Destacou a vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle.

Portanto, a SEFAM orienta que as famílias convocadas através das cartas, mensagens no extrato de pagamento dos benefícios ou pelo aplicativo do programa, devem comparecer ao CRAS de referência para efetuar a atualização, portando os documentos pessoais de todos os moradores da residência e o comprovante de endereço.

O cadastramento das famílias é um trabalho contínuo, desenvolvido pela SEFAM, mas com as limitações impostas pela pandemia da COVID-19, foram determinadas a redução nos atendimentos e a suspensão da obrigatoriedade, por parte do Governo Federal, o que acarretou um número grande de cadastros desatualizados. Sendo assim, “para garantir o acesso aos programas sociais aos quais as famílias têm direito, às informações cadastrais precisam estar atualizadas o quanto antes”, conforme alerta a Gerente de Programas Sociais, Kátia Nobre.