Profissionais de Saúde recebem capacitação do SASPO

Publicado em: 29 de abril de 2022

No dia (28.04), na cidade de Várzea da Palma, a partir das 8h da manhã foi realizada uma capacitação dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS – Agentes Comunitários de Saúde envolvidos com pacientes estomizados.

A assistente social (SASPO), Lúcia dos Santos informou que o SASPO é um serviço microrregional que atende Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Santa Fé, Ibiaí, Lassance e Ponto Chique. Uma pessoa Ostomizada se enquadra na Lei de Pessoa com Deficiência, tendo todos os direitos inerentes, como BPC – Benefício de Prestação Continuada (Conforme Critérios), gratuidade nos transportes (conforme Lei). No serviço SASPO faço acolhimento, visita domiciliar, orientações ao paciente e familiares, além de campanhas educativas, divulgação do serviço e encaminhamento a rede socioassistencial quando necessário”. Lúcia destacou ainda que, “os gestores tem sido muito parceiros. Desde já agradecemos pelo comprometimento com o serviço”, agradeceu.

Segundo explicou o diretor de assistência à Saúde, Gilson Paulo, “todos os municípios possuem referência técnica, o que facilita em muito a entrega das bolsas, avaliação periódica e a comunicação no caso de alguma eventualidade. A cirurgia é feita para auxiliar a pessoa que tem um câncer, ou sofreu acidente, ou nasceu com problema, ou tem alguma doença (doenças inflamatórias intestinais e doença de Chagas)”.

A enfermeira, coordenadora da UAP Central e RT do programa SASPO, Lucy Sobieski dos Anjos informou ainda que, “são unidades do SUS que desenvolvem ações de reabilitação que incluem as orientações para o autocuidado, a prevenção, o tratamento de complicações no estoma”.

O secretário de Saúde de Várzea da Palma que esteve no evento, Ronaldo Soares Campelo, explicou que a capacitação é muito importante para os profissionais de saúde. “O cuidado é fundamental com aquelas pessoas que precisam passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura que se chama estoma, que é um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, auxiliando na respiração ou na alimentação”, informou o secretário.