Prefeito aprova proposta para ampliação do Centro de Promoção à Saúde

Publicado em: 20 de abril de 2022

Nesta terça-feira (19.04), o prefeito municipal Alex Cesar esteve reunido no gabinete com os profissionais de saúde do Centro de Referências em Doenças Infectocontagiosas, que apresentaram a ele uma proposta para a Ampliação do Centro de Promoção a Saúde Cristiano de Azevedo para doenças infectocontagiosas.

A Biomédica Fernanda da Costa Correia Torres informou que o município é referência, “o Centro de Promoção a Saúde continuará o atendimento da rotina do SAE-IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, e as seguintes condições crônicas transmissíveis: Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose Tegumentar Visceral”, e esclareceu os objetivos da proposta:

“O objetivo é ampliar a demanda dos serviços já ofertados e testagens, como também fortalecer os serviços pela UDM, ampliar a educação continuada, informação, diagnóstico e prevenção dos agravos. Como proposta futura foi apresentado um Laboratório para análises (coleta, análises e liberação de laudos). Atendimento médico para Sífilis (recidivas e casos resistentes), encaminhados para tratamento. Um SAE Ampliado (microrregional) e UDM – distribuição de medicamentos para tratamento de Tuberculose, Leishmaniose e Hanseníase.

O diretor da assistência em Saúde, Gilson Paulo informou que a proposta é inovadora na região, “proporciona tratamento específico e qualitativo aos pacientes portadores de e Leishmaniose, Tuberculose e Hanseníase, evita por exemplo que pessoas infectadas com o bacilos da Tuberculose e não tenham sintomas recebam um diagnóstico precoce evitando que a mesma se espalhe. Além de reduzir a mortalidade das pessoas com co-infecção TB-HIV e fortalece o sistema de saúde do município”, destacou. Já o Mario Cristiano da Vigilância ressaltou que vem lutando há muito tempo para conseguir mais este benefício.

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar parabenizou o trabalho do secretário de Saúde Rafael Lana, da secretaria de Saúde, destacou o interesse da assistência e vigilância pela preocupação com o atendimento humanitário ao usuário dos serviços de saúde de Pirapora. Agradeceu a presença do médico dr. Rafael Antunes, o secretário de Governo, Paulo Rogério e das profissionais de saúde na reunião, e aprovou a proposta. “Fico satisfeito em ver o comprometimento da Sesau e a preocupação em oferecer um serviço de qualidade para a população. A proposta está aprovada para começar o quanto antes”, afirmou o prefeito.