SEMED desenvolve Campanha Abril Azul na comunidade escolar

Publicado em: 16 de abril de 2022

A Prefeitura de Pirapora está desenvolvendo várias ações dentro da Campanha Abril Azul, a qual busca conscientizar toda a sociedade sobre o autismo. Nesse contexto, tendo como lema: “Autismo não se cura, se compreende!” a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) envolveu toda a comunidade escolar nesta campanha, para popularizar o tema e, principalmente, combater a falta de informação e o preconceito em relação às pessoas que estão no espectro autista.

Para isso, a SEMED atua com diversas frentes. Foram preparados materiais audiovisuais sobre o autismo, para distribuição e veiculação nas redes sociais; filmes temáticos estão sendo disponibilizados nas unidades escolares; Espaços nas escolas são dedicados para ações de desenvolvimento da campanha (conforme prevê lei municipal 2.403/2019); balões e ornamentações na cor azul foram inseridos nas unidades e rodas de conversas têm sido realizadas com as famílias, alunos e profissionais, entre outras iniciativas.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O dia 02 de abril é evidenciado no calendário como Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

“Essa iniciativa do Serviço de Apoio à Inclusão da SEMED busca o acolhimento cada vez mais humanizado dos autistas nos espaços escolares. Assim conseguimos ampliar as discussões e agregar mais conhecimento do que se trata o espectro autista, dentro do objetivo de conscientizarmos a comunidade escolar”. Destacou a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães.