Pirapora realiza II Conferência Municipal de Saúde Mental

Publicado em: 12 de abril de 2022
Publicado por: Migração do Site

Nesta terça-feira, (12.04), a partir das 8h foi realizada no Centro de Convenções a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental com o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito. Pela Defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Reginaldo de Miranda Santos salientou a importância do evento, “Tenho certeza que daqui sairão grandes propostas. É através dessas conferências que são abertas as portas que tanto vem ajudar os governos Municipal, Estadual e União a trabalhar na prevenção e evitar que aumente o número de pessoas com transtorno mental.  Se estamos aqui hoje é porque estamos unidos e com vontade de mudar, e a mudança só acontece com muita luta. Tenho orgulho de dizer que o Conselho de Saúde e Pirapora se destacam em Minas Gerais pelos trabalhos feitos. Agradeço a Saúde Mental, a Secretaria e ao secretário de Saúde, sempre atuantes nessa causa”, destacou.

A vice-prefeita e secretária da Família, Anamaria Burle, que esteve representando o prefeito Alex Cesar, disse que essa conferência vem de encontro com a necessidade atual da revisão das políticas públicas na área da Saúde Mental. "Principalmente agora que estamos vindo de dois anos muito difíceis em decorrência dessa pandemia, algo que também utilizou muito da nossa energia, da prestação de serviços para socorrer a população, mas eu creio que agora é que vai aparecer o reflexo do que a COVID trouxe para a rotina. E resta a nós serviço e saúde pública nos organizar para atender com qualidade a população”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Lana, bastante animado com os conhecimentos produzidos a partir de cada temática discutida, enfatizou: “a conferência é um momento importante para que a gente possa aproveitar os temas para subsidiar a discussão da Saúde Mental do município e que contribua para não manutenção de pessoas com doença mental privadas de liberdade, que a gente possa fazer esse tratamento e ao mesmo tempo permitir que essas pessoas gozem da sua liberdade.  Parabenizo os organizadores do evento e agradeço a todos que vieram prestigiar”, agradeceu.

Após a aprovação do regimento interno foi realizada a palestra: “Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania”, com Christine Viana Algarves Magalhães, em seguida: “Política de Saúde Mental e os princípios do SUS” e “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”, as duas proferidas por Leisenir de Oliveira, que atua na supervisão clínica institucional do Caps geral.

Dentro da programação a palestra sobre o eixo temático: “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, com o secretário de Saúde, Rafael de Paula Lana, e a apresentação da palestra magma sobre: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, com o psicólogo e especialista e Saúde Mental, mestre em Psicologia Social, Marcelo Arinos Drummond Jr., da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.