SEFAM promove capacitação para profissionais do CAD Único

Publicado em: 1 de abril de 2022

A Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), através da Gerência de Programas Sociais, promoveu uma importante capacitação para as equipes do Cadastro Único, para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico), na última quarta-feira na UAITEC de Pirapora. O objetivo foi atualizar e reciclar os conhecimentos dos profissionais que atendem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

De acordo com a SEFAM, esta iniciativa foi a oportunidade para consolidar o processo de Focalização, Revisão, Inclusão e Atualização Cadastral 2022. “Capacitar continuamente os entrevistadores e todos os profissionais envolvidos no processo de inclusão e atualização do Cadastro Único é uma meta desta gestão, garantindo assim um serviço eficiente e de qualidade para a população’’. Explica a vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle.

O Cadastro Único é a porta de entrada para uma série de programas e serviços, tanto federais quanto estaduais e municipais. Devido à pandemia, esse processo de Revisão e Atualização foi suspenso desde 2020, para que as famílias não percam seus benefícios. Esse cadastro é necessário ser atualizado obrigatoriamente a cada dois anos da data da última atualização ou sempre que houver alguma mudança no grupo familiar, como endereço, número de membros, renda, trabalho, entre outros.

Neste contexto, as famílias são notificadas para comparecerem no CRAS de referência para realizarem a atualização de seus cadastros, garantindo assim a permanência nos programas. As equipes da SEFAM identificam essas famílias, realizam os cadastramentos, registram os dados na base nacional e mantém as informações atualizadas.